Os funcionários municipais de Santos, no litoral do estado de São Paulo, protestaram na Câmara Municipal da cidade contra um projeto que altera o prazo para incorporação dos salários dos servidores.
No último dia 15, o vereador do PSB, Benedito Furtado, apresentou um projeto que modifica o prazo para incorporação salarial dos servidores municipais. “O que eu estou propondo é que esta incorporação aconteça em um maior prazo, em um prazo de 10 anos, ao invés de cinco. Queremos que se incorpore apenas 10% ao ano, para que a administração pública não sofra solução de continuidade”, diz o vereador.
Na segunda-feira (22), o assunto não estava em pauta, mas os servidores compareceram nas galerias da câmara. O diretor do sindicato ganhou o direito de se manifestar por cinco minutos. Ele explicou que o assunto não foi discutido junto aos funcionários públicos. “Eu não falaria em prejudicado ou beneficiado. O que eu acho é que qualquer projeto que mude a vida dos servidores tem que ser amplamente discutido entre os servidores e suas entidades representativas. Foi isso que nós não achamos interessante. Nós não gostamos disso, pois foi feito de uma forma muita complicada”, conta o diretor do sindicato Flávio Saraiva.
O projeto espera os pareceres do grupo de apoio técnico da câmara e só deve ser votado no ano que vem. Enquanto isso, os servidores dizem que não vão parar de fazer barulho. “Toda vez que o direito do servidor for ferido, nós do sindicado dos funcionários públicos de Santos vamos no mobilizar e fazer com que esse direito seja respeitado mais uma vez”, diz o diretor do Sindicado dos Servidores Municipais Samuel Lopes.
Fonte: G1