Estação de Trem do Valongo Santos

Estação de Santos ou Estação de Trem do Valongo Santos é uma estação de trem localizada na cidade de Santos. Aberta em 1867 pela São Paulo Railway (SPR), foi a primeira estação ferroviária do estado de São Paulo, sendo inaugurada juntamente com a ferrovia que seguia até Jundiaí, no interior paulista.

Estação de Trem do Valongo Santos

Estação de Trem do Valongo Santos História

Foi inaugurada simultaneamente com a primeira estrada de ferro paulista, a Santos a Jundiaí, conhecida à época como SPR (São Paulo Railway), sendo de onde o primeiro trem da linha partiu. Seu prédio é praticamente o mesmo desde então, tendo sofrido apenas uma reforma em 1895, na qual se adicionou um segundo andar, dois torreões e alguns elementos de ferro, e uma reconstrução de sua gare pela RFFSA, em 1965.

Construída nas proximidades do cais do porto santista, era o ponto de chegada da produção cafeeira de todo o estado, para ser embarcada nos navios exportadores. Até 30 de novembro de 1995, foi utilizada por passageiros que chegavam à cidade, sendo desativada neste dia para tal fim.

Em janeiro de 2004, foi concluída a restauração do prédio da estação, que passou a abrigar a Secretaria Municipal de Turismo. A edificação foi tombada pelo Condephaat em 2017.





Há um projeto do Governo do Estado de São Paulo para reativar a estação, a fim de abrigar um dos terminais do Trem Intercidades (TIC), no percurso de São Paulo à Baixada Santista, porém sem data para ser concretizado.

Estação de Trem do Valongo Santos Bonde

Fica também na Estação do Valongo o ponto de embarque e desembarque da Linha Turística do Bonde, que conta com sete elétricos em funcionamento, entre eles o Bonde Café, Bonde Pelé e o Bonde Arte.

Vagas Estação de Trem do Valongo Santos – Trabalhe Conosco

A Estação de Trem do Valongo Santos disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Estação de Trem do Valongo em Santos

  • De Terça a Sábado, das 12h às 15h

Endereço e Telefone Estação de Trem do Valongo em Santos

  • Largo Marques de Monte Alegre, s/n – Santos – SP
  • Telefone: (13) 3201-8000

Mapa de localização