Serviço Cata-treco de Santos recebe mais de mil chamadas por mês

O serviço de ‘Cata-treco’ da prefeitura de Santos, no litoral do estado de São Paulo, recebe por mês mais de mil ligações para agendamento de retirada de materiais. Sofás velhos, camas, colchões, e até entulho são recolhidos pelo projeto.

O serviço gratuito tem como objetivo evitar o lançamento de móveis e entulho nas ruas da cidade. O descarte irregular obstrui bocas de lobo e galerias pluviais, além de atrair ratos e insetos, prejudicando o meio ambiente e a saúde das pessoas. O agendamento é realizado pelo telefone 0800-7708770.





O Cata-treco é realizado nos bairros uma vez por semana pela Terracom, em horário pré-determinado. Cada morador tem direito a descartar até quatro objetos, que devem ser deixados na calçada em frente ao endereço mencionado. Para restos de obras e entulho, a coleta é de até dez sacos com 10 kg. De acordo com informações da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), os materiais recolhidos não são encaminhados para doação, tudo vai para o aterro sanitário.

Ilegal

Quem descarta os objetos irregularmente descumpre o Código de Posturas e pode ser multado em R$ 553,83, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria pelo 0800-112056 ou à Semam (Secretaria de Meio Ambiente), responsável pela fiscalização, pelos telefones 3226-8088 ou 3226-8080. Se possível, a placa do veículo do infrator deve ser anotada, o ato fotografado e enviado para o e-mail semam@santos.sp.gov.br.

Fonte: G1