Festival de Cinema de Santos faz homenagem a Laura Cardoso

A décima edição do Festival de Cinema de Santos, no litoral do estado de São Paulo, foi aberta na noite de segunda-feira (17) com uma cerimônia de gala em um centro de convenções da cidade. As mostras do evento, conhecido como Curta Santos, começaram ontem (18), com entrada gratuita.

A atriz Laura Cardoso, que atualmente interpreta a personagem Doroteia em Gabriela, da TV Globo, foi homenageada na noite de gala do Curta Santos. A atriz recebeu o troféu Lilian Lemmertz pelo conjunto de seu trabalho no cinema brasileiro. “Parabéns pela festa maravilhosa, parabéns a Santos e aos santistas. Esta cidade faz parte da minha vida. Venho aqui desde pequenininha, já faz muito tempo”, disse.

Laura Cardoso recebeu a homenagem do escritor José Roberto Torero e assistiu, emocionada, a uma apresentação de um grupo teatral. Pouco antes, no tapete vermelho, a atriz exaltou o cinema nacional. “O cinema brasileiro é fantástico, é maravilhoso, guerreiro”. O maestro Gilberto Mendes, jogadores, ex-jogadores e o presidente do Santos Futebol Clube, que é tema da edição deste ano por conta da comemoração de seu centenário, também estiveram presentes.
Segundo Ricardo Vasconcellos, diretor-geral do festival, o evento deste ano conta com mais de 100 filmes de diversos lugares do Brasil, que não passarão no circuito comercial. Ele também explica a homenagem aos 100 anos do Santos Futebol Clube. “Essa paixão que as pessoas têm pelo futebol é a mesma quando fazemos o evento, e quando um artista pega um roteiro para fazer o filme. Fizemos essa união levados por essa emoção. Unimos a paixão pelo futebol com a nossa paixão pelo cinema. É uma oportunidade única da população ver filmes”.

O jornalista e crítico cinematográfico Luiz Zanin recebeu o Troféu Maurice Legeard durante a cerimônia de abertura do Festival de Cinema de Santos. “É um festival que tá crescendo cada vez mais e incorpora também os longas-metragens. Tem tudo para ser um dos grandes festivais do calendário cinema brasileiro, que já tem um calendário bastante cheio de grandes eventos. O Curta Santos já faz parte da primeira divisão destes festivais”, analisa.



Sobre a temática deste ano, envolvendo o futebol e os 100 anos do Santos Futebol Clube, o crítico acredita que o cinema pode explorar mais o assunto. “Acho legal essa articulação entre cinema e futebol, pois é algo riquíssimo no imaginário do povo brasileiro. Estamos em um momento muito rico do nosso futebol, com a proximidade da Copa do Mundo. O cinema tem esse papel de levantar essas questões, colocá-las em evidência e amplificá-las.”

Flávia Clemente Santini, diretora de circulação do jornal A Tribuna, celebra a parceria entre a TV Tribuna, Sistema A Tribuna de Comunicação e o Curta Santos. “Nos 20 anos da TV Tribuna, estamos sendo homenageados no Curta Santos, que chega a sua décima edição. É uma honra muito grande para nós fazermos parte desde o início dessa festa linda, que representa o cinema no Brasil”, afirma.

O evento foi encerrado com apresentações de balé, do grupo Dança de Rua do Brasil, e com a bateria da escola de samba Sangue Jovem.

Festival

Com sete dias de programação, a 10ª edição do Curta Santos traz como uma das principais novidades a exibição de longas-metragens. O Festival Santista de Curtas-Metragens passa a ser chamado de Festival de Cinema de Santos, reunindo diversas produções audiovisuais regionais e nacionais que estão fora do circuito comercial.

O evento cinematográfico, considerado o 4º maior do Brasil, conta com mais de 150 horas de programação gratuita em diversos locais de Santos. Além de oito longas-metragens, o festival conta com diversas mostras competitivas de curtas-metragens e videoclipes. Mostras paralelas voltadas ao público infantil, aos adolescentes e ao público idoso também fazem parte da maratona cultural, que também inclui um segmento em homenagem ao ator e diretor Selton Mello, um dos homenageados desta edição.

A programação do evento também inclui palestras e oficinas com profissionais do ramo audiovisual, homenagens e debates sobre a produção cultural. A programação completa está no site oficial do Curta Santos.

Os curtas-metragens das categorias competitivas Olhar Caiçara, Videoclipe Caiçara, Videoclipe Brasilis, Curta Minuto e Novos Olhares podem ser assistidos no site da TV Tribuna, que também promove a votação popular. Os eleitos pelo público e pelo júri do Festival de Cinema de Santos serão conhecidos no domingo (23), durante a festa de encerramento do evento.

Fonte: G1