A Escultura Tomie Ohtake Santos no Emissão Submarino marcou os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O centenário comemorado em 2008 trouxe para santos uma porção de significados e marcos, incluindo o monumento vermelho de quinze metros de altura.
Um sucinto movimento vermelho na primeira praia da cidade. A cor, emoldurada pelos claros tons do mar, simboliza a bandeira do Japão. Desde 2008, o monumento do Emissário Submarino encanta santistas, visitantes das praias de São Vicente e turistas que chegam por aqui nos cruzeiros.
A escultura não tem um nome oficial, assim como todas as outras assinadas pela artista plástica Tomie Ohtake, mas no imaginário ganhou idealizações para a forma e diversos nomes.
Seus 15 metros de altura são mais que um dos cartões postais da cidade. Mostram a homogeneidade da região, que recebeu os primeiros japoneses de braços abertos. Mesmo sendo uma estrutura de aço na cor vermelha, que contrasta com o mar, ela evoca uma leveza sem igual, como uma fita que se move junto ao vento.
Tomie Ohtake
Tomie Ohtake (Quioto, 21 de novembro de 1913 — São Paulo, 12 de fevereiro de 2015) foi uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira. Tomie Ohtake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi agraciada com a Ordem de Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos oitenta anos da imigração japonesa no Brasil, em São Paulo.
Pela sua carreira consagrada, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Artistas como Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e outros são reconhecidos abstracionistas, representativos do Brasil, que contam com muitos apoiadores. Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake e Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake.
Escultura Tomie Ohtake Santos Restauração
A restauração da escultura faz parte de um projeto de revitalização de outras cinco obras públicas da artista plástica em São Paulo, Santo André, Santos e Guarulhos. No processo, foram utilizados 72 litros de tinta automotiva para garantir a cor rubi original, assim como a proteção contra o clima e a maresia. A restauração foi entregue em 2017.
Horário de Funcionamento Escultura Tomie Ohtake em Santos
- 24 horas
Endereço e Telefone Escultura Tomie Ohtake em Santos
- Av. Pres. Wilson, 169 – José Menino – Santos – SP
- Telefone: (13) 3225-1641