Taxa de desemprego em Santos é menor, segundo Nese

Há mais homens desempregados do que mulheres em Santos. O dado foi divulgado pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos Socieconômicos da Universidade Santa Cecília (Nese/Unisanta) nesta terça-feira.  O índice para elas é de 46,77%, enquanto que os homens que procuram emprego somam 53,23%.

A pesquisa avalia a taxa de emprego e desemprego em guia Santos a cada seis meses. A última avaliação, realizada entre março e setembro deste ano, também apontou queda no número de desempregados.

Segundo  o relatório,  o índice de desemprego na Cidade é de 8,95% (projeção de 196.514 pessoas), contra 11,2% anterior,  que significa um decréscimo de 2,2 pontos percentuais. O percentual atual está abaixo do índice apurado no mesmo mês na Região Metropolitana de São Paulo.





Apesar dos mais atingidos serem jovens de 16 a 24 anos, o número de empregados nessa faixa etária subiu de 13,93% para 14,58%.  De acordo com o Coordenador do Nese, Jorge Manuel de Souza Ferreira, esse fato contribuiu para a redução total do número de desempregados. Ele destaca a grande oferta no setor de telemarketing.

Além desse fator, a queda pode ser relacionada à atual conjuntura econômica e com o crescimento das oportunidades regionais no setor portuário e na construção civil.

O volume de informalidade se mantém na faixa de 33%.  Também foi identificada a migração de pensionistas para a cidade, de forma que 34% de todos os casos vieram depois da aposentadoria.

Fonte: A Tribuna