Seminário em Santos mobiliza autoridades para desafios da região com pré-sal

O desenvolvimento regional impulsionado pela exploração do pré-sal e expansão portuária foi debatido nesta segunda-feira (22) na cidade de Santos por autoridades municipais, estaduais e federais e representantes da iniciativa privada no Seminário ‘Desafios e Oportunidades na Baixada Santista’, promovido pelo jornal Valor Econômico.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Anibal, abordou na abertura do evento ‘O impacto da expansão do porto e do pré-sal na Baixada Santista’.

Após informar que a estruturação da rede de fornecimento de energia para a região para que atenda às exigências do novo momento, ele acrescentou: “São Paulo fará sua parte no que diz repeito à logística, estrutura, capacitação profissional, preparação de empresas e indicação de fontes para financiamento”.

Depois de listar os principais investimentos do Estado na Baixada, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, disse que “a região tem papel estratégico na macrometrópole estadual”.





Oportunidades

As oportunidades e a melhoria da qualidade de vida geradas pelo pré-sal e expansão portuária foram destacadas pelo prefeito João Paulo Tavares Papa: “As oportunidades criadas na região são mais importantes que os royalties que o petróleo possa vir a gerar”.

Ele falou sobre a harmonização entre os governos federal, estadual e dos municípios da região. “O que está acontecendo de bom na Baixada não é por acaso. É graças à integração e articulação entre as diversas esferas e a comunidade”. Na sua apresentação, relatou planos, projetos e ações em curso focados no desenvolvimento do município.

O primeiro painel terminou com a apresentação do consultor Rodolfo Amaral. No segundo participaram o secretário de Assuntos Portuários, Sérgio Aquino; presidente da Codesp, José Roberto Serra; diretor presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda.

Já terceiro foi apresentado pelo gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso.

Fonte: Prefeitura de Santos