Semana de Luta Contra as Hepatites Virais acontece em Santos

Uma ampla programação está sendo organizada em Santos, no litoral de São Paulo, para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais. A partir de segunda-feira (22), tem início o cronograma de atividades da XII Semana Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais.

A programação será aberta com o Seminário de Atualização em Hepatites Virais, aberto ao público, das 9h às 12h, no auditório da Unimonte (rua Comendador Martins, 52 – 3º andar). A primeira palestra será com a enfermeira Sumiê Nakata, coordenadora de controle de doenças da Secretaria de Estado da Saúde, que abordará ‘Imunização da Hepatite B’. O Ministério da Saúde ampliou a cobertura de 29 para 49 anos.

Em seguida, o infectologista da rede municipal e professor universitário Marcos Caseiro fala sobre ‘Hepatites B e C – Epidemiologia e Tratamento’. Por fim, o tema será ‘Fluxo para dispensação de novos medicamentos para a Hepatite C’, com o infectologista Ricardo Hayden, diretor técnico do Hospital Guilherme Álvaro.





Testes e orientação

A equipe da Seção de Prevenção a Doenças Infectocontagiosas atuará no Poupatempo, no Centro Histórico, entre segunda e sexta-feira, das 9h às 17h, distribuindo material informativo sobre a doença e preservativos. Os voluntários do Grupo Esperança disponibilizarão o teste rápido para Hepatite C.

Voluntários também abordarão os munícipes no boulevard da rua Othon Feliciano, no Gonzaga, alertando sobre a importância do diagnóstico precoce e distribuindo material informativo, de terça a sexta, das 10h às 16h. Exames laboratoriais convencionais também podem ser feitos nas unidades básicas e de saúde da família dos bairros. Há também a opção de procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, na rua Silva Jardim, 94.

Fonte: G1