Santos: Unifesp busca voluntários para tratamentos de saúde

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recruta voluntários na Baixada Santista para diversas áreas relacionadas à saúde. A universidade é reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos. As pesquisas abrangem pacientes de idades variadas e, os tratamentos são gratuitos. O campus da Baixada Santista fica na avenida Saldanha da Gama, 89, Ponta da Praia, em Santos, no litoral do estado de São Paulo.

TRATAMENTO DE FASCITE PLANTAR

A universidade recruta pacientes com dor no pé para tratamento fisioterapêutico. Podem participar do processo voluntários de ambos os sexos, com idade entre 18 e 50 anos que tenham diagnóstico médico de fascite plantar. O tratamento será realizado por meio de terapia manual em região de perna e pé, durante oito semanas e frequência de duas vezes semanais. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: projetodornope@gmail.com ou pelo telefone (13) 8192-8693.

PILATES E PRESSÃO ALTA

A Unifesp recruta voluntários para uma pesquisa que pretende verificar o efeito do método Pilates Solo na pressão arterial de pessoas hipertensas. Podem participar desse processo pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 59 anos que tenham pressão alta, desde que controlada com medicamentos e sem outros tipos de doenças associadas. É obrigatória a apresentação de atestado médico, apontando que o indivíduo está apto a praticar atividade física.

Os participantes realizarão três meses de Pilates com acompanhamento profissional e avaliações periódicas, como glicemia, colesterol, triglicérides e monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA). Os interessados devem enviar um e-mail com o nome e contato telefônico para danitmartins@hotmail.com





EXAME DE ESPIROMETRIA

A instituição de ensino busca pessoas dispostas a realizarem exame de espirometria – exame de pulmão conhecido também como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória, que permite o registro de volumes de oxigênio e fluxos de ar de dentro e fora dos pulmões – para o diagnóstico de doenças pulmonares.

Podem participar do programa, voluntários de ambos os sexos, maiores de 20 anos que sejam fumantes ou que se expuseram à inalação de partículas ou gases tóxicos. Os voluntários serão acompanhados por um médico que os orientará sobre os riscos do tabagismo e o tratamento médico adequado em caso de diagnóstico de alguma doença pulmonar. A Unifesp também oferecerá gratuitamente uma avaliação cardiovascular e da capacidade física. Todas as avaliações serão realizadas anualmente para os participantes.

Para participar do projeto, basta agendar uma avaliação pelo telefone: (13) 7811-6142, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h. Estão disponíveis 100 vagas.

PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA COM PÉ CHATO (PÉ PLANO)

A Unifesp recruta voluntários para participar de uma pesquisa sobre prevenção de lesão nas pernas. Podem participar do estudo homens e mulheres com idade entre 18 e 30 anos, que sejam praticantes regulares de atividade física. Após a seleção, serão realizadas avaliações físicas nas pernas para identificar os voluntários com pé chato, que serão submetidos a sessões com exercícios para prevenir lesões que poderão prejudicar suas atividades diárias. São oferecidas 100 vagas. Os interessados podem entrar em contato no endereço eletrônico tayla.fisio@yahoo.com.br.

Fonte: G1