Santos: inscrições para o programa Guardião-Cidadão seguem até dia 31

Termina no próximo dia 31 o prazo de inscrições para o programa Guardião-Cidadão. Para participar do processo seletivo é preciso ter entre 18 e 20 anos, ensino médio completo, residir em Santos e, no caso dos homens, estar livre do serviço militar. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança. Os guardiões recebem bolsa-auxílio de um salário mínimo e meio, cesta básica ou auxílio-alimentação e seguro de vida.

Desde o último dia 15, 92 candidatos, dos quais 56 mulheres, já compareceram à Base da Guarda Municipal Oswaldo Justo (Praça Iguatemi Martins s/n.º) para se inscrever. Os selecionados passam por entrevista e, se aprovados, participam do curso de formação específica, que começa em 22 de junho, com duração de 30 dias. Nele, recebem aulas de preservação ambiental, defesa pessoal, primeiros socorros e história de Santos, entre outras.





Depois do período preparatório, os guardiões atuam no SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento), programa Salva-Surf, na orla e no Centro Histórico, coibindo depredações e uso inadequado dos equipamentos públicos.

De acordo com a coordenadora do programa, Janete Quintela, após os dois anos regulamentares de atuação como guardiões, os jovens seguem sendo acompanhados pela equipe, para análise de sua inserção no mercado de trabalho. Segundo Quintela, 12% deles continuam na área da segurança. O programa já capacitou 1.300 jovens.

Fonte: Prefeitura de Santos