Pelo menos três dos principais corredores viários de guia de Santos estão sem sinalização das faixas de alinhamento do fluxo das vias. Um deles é a Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Noroeste. O funcionário público Wilson de Almeida Lima, que trabalha no Centro, trafega todos os dias pela avenida, desde a Areia Branca. “Não tem a divisão das três faixas de veículos. O motorista fica perdido e há risco de acidentes devido ao grande fluxo, na maioria caminhões”, reclama.
Na Rua João Pessoa, no Centro da Cidade, as três faixas que dividiriam o tráfego de veículos também não estão sinalizadas no solo. Outro alvo de reclamações é a Avenida Cláudio Luiz da Costa, que liga o Centro à praia pelo Túnel Rubens Ferreira Martins. Segundo Ricardo da Silva Martins, proprietário da banca de jornais em frente à Santa Casa de Santos, a via foi recapeada, mas não sinalizada.
“Além da divisão das faixas de veículos,também falta a pintura da faixa de pedestres no sentido Praia-Centro. No outro sentido, tem a faixa, mas a sinalização está bastante desgastada”,adverte.
Ele também alerta que a ciclovia em frente ao hospital não tem semáforo. “Nem o pedestre nem o ciclista sabe a vez de passar. Já vi ciclistas atingirem as pessoas por causa disso”,conta Ricardo. A Ciclovia Santa Casa tem 1.600 metros e liga a Praça Dutra Vaz, Avenida Cláudio Luiz da Costa, Avenida Waldemar Leão, Túnel e Praça dos Andradas.
CET
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos informa que nos 3 mil metros de extensão da Avenida Nossa Senhora de Fátima será feita a repintura da sinalização de solo, desgastada pela ação do tempo, o que inclui faixas de pedestres, linhas de aproximação, retenção e seccionadas. A sinalização horizontal vem recebendo pintura especial com material de maior durabilidade em relação à tinta comum. A CET pretende concluir o serviço ainda neste mês.
Na Rua João Pessoa, a companhia divulga que os serviços serão posteriores à pavimentação da via, cujo edital de licitação da obra deve ser publicado em até 30 dias. Já a sinalização do corredor Santa Casa deve sair ainda este ano.
A edição de ontem do Diário Oficial publicou a contratação de uma empresa de sinalização a frio. O contrato está orçado em R$ 432.178,10. Segundo a assessoria de imprensa da CET, a utilização desse tipo de material não é indicado para locais com grande tráfego de veículos. Por isso, segundo o órgão, os serviços se concentram em bairros menos adensados, como o Campo Grande, onde equipes da CET trabalham desde terça-feira.
Fonte: A Tribuna


