Prefeitura de Santos abre inscrições para várias oficinas culturais

Os interessados em participar dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), têm de hoje (5) até o dia 22 de fevereiro para fazer a matrícula. A Escola de Bailado Municipal e a Escola Livre de Dança fazem parte do projeto “Fábrica Cultural”. Cada modalidade tem uma data específica para cadastro.

A Escola de Bailado foi fundada em 26 de janeiro de 1972. O curso, que utiliza o método russo, realiza testes de aptidão física para quem tem interesse em aprender e a se especializar em balé clássico. Já a Escola Livre de Dança tem um plano curricular de nove anos, inclui aulas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, sapateado irlandês e americano, entre outras modalidades. O método utilizado é o ‘Royal Academy of Dance’.

Uma mostra cultural, com a apresentação de várias atividades, será realizada no próximo dia 16, no Teatro Municipal Brás Cubas. O público poderá conferir o trabalho desenvolvido nos núcleos e assim escolher o que mais agradar.

Inscrições
O processo seletivo para se inscrever na Escola de Bailado ocorre nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Os candidatos precisam ter entre 7 e 12 anos. Os documentos necessários são RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4.



Os testes para a Escola Livre de Dança acontecem dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Os cursos são direcionados para crianças com idades entre 6 e 12 anos, completados até 30 de junho. Os documentos necessários são o original do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. A matrícula acontece na Rua Antônio Bento, 49, na Vila Mathias.

Outros cursos
O projeto “Fábrica Cultural” é dividido em dois segmentos. Os ‘Núcleos de Formação’ englobam a parte teórica e prática, complementando o estudo das diversas áreas artísticas. As opções de atividades são as seguintes: Artes Integradas, Iniciação às Artes Musicais, Iniciação às Artes Cênicas – Teatro, Iniciação às Artes Visuais, Avançado de Artes Visuais, Instrumentos, Canto, Dança de Rua Infantil e Oficinas Jovens de Desenho ou Teatro.

Já as ‘Oficinas Livres’ têm curta duração (três anos) e oferecem um conhecimento resumido, qualificando o estudante também para a apreciação das artes em geral. Os cursos disponíveis são: Bordado da Ilha da Madeira, Desenho, Pintura em Tela, Mangá, Dança de Rua, Dança de Salão, Ritmos Brasileiros, Baixo Elétrico, Violão e Teclado.

Fonte: G1