Os interessados em participar dos cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), têm de hoje (5) até o dia 22 de fevereiro para fazer a matrícula. A Escola de Bailado Municipal e a Escola Livre de Dança fazem parte do projeto “Fábrica Cultural”. Cada modalidade tem uma data específica para cadastro.
A Escola de Bailado foi fundada em 26 de janeiro de 1972. O curso, que utiliza o método russo, realiza testes de aptidão física para quem tem interesse em aprender e a se especializar em balé clássico. Já a Escola Livre de Dança tem um plano curricular de nove anos, inclui aulas de balé clássico, jazz, dança contemporânea, sapateado irlandês e americano, entre outras modalidades. O método utilizado é o ‘Royal Academy of Dance’.
Uma mostra cultural, com a apresentação de várias atividades, será realizada no próximo dia 16, no Teatro Municipal Brás Cubas. O público poderá conferir o trabalho desenvolvido nos núcleos e assim escolher o que mais agradar.
Inscrições
O processo seletivo para se inscrever na Escola de Bailado ocorre nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Os candidatos precisam ter entre 7 e 12 anos. Os documentos necessários são RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Os testes para a Escola Livre de Dança acontecem dias 5 e 6 de fevereiro, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Os cursos são direcionados para crianças com idades entre 6 e 12 anos, completados até 30 de junho. Os documentos necessários são o original do RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. A matrícula acontece na Rua Antônio Bento, 49, na Vila Mathias.
Outros cursos
O projeto “Fábrica Cultural” é dividido em dois segmentos. Os ‘Núcleos de Formação’ englobam a parte teórica e prática, complementando o estudo das diversas áreas artísticas. As opções de atividades são as seguintes: Artes Integradas, Iniciação às Artes Musicais, Iniciação às Artes Cênicas – Teatro, Iniciação às Artes Visuais, Avançado de Artes Visuais, Instrumentos, Canto, Dança de Rua Infantil e Oficinas Jovens de Desenho ou Teatro.
Já as ‘Oficinas Livres’ têm curta duração (três anos) e oferecem um conhecimento resumido, qualificando o estudante também para a apreciação das artes em geral. Os cursos disponíveis são: Bordado da Ilha da Madeira, Desenho, Pintura em Tela, Mangá, Dança de Rua, Dança de Salão, Ritmos Brasileiros, Baixo Elétrico, Violão e Teclado.
Fonte: G1