Primeiramente, vamos acabar com um mito: vir a Santos não significa apenas ir à praia. Claro, você provavelmente escolheu a cidade por esse motivo. Mas, depois de colocar o bronzeado em dia, é totalmente possível curtir outras atrações tão incríveis quanto.
Então é só ver quais pontos turísticos de Santos têm mais a ver com o seu estilo de viagem. Em seguida, organize seu roteiro e divirta-se muito. Caso não dê tempo de conhecer tudo dessa vez, volte para casa com a reserva da sua próxima visita marcada e conheça os Passeios em Santos.
1. Ciclovias: Para começar, você pode curtir todas essas atrações pedalando. Afinal, a orla inteira da cidade de Santos tem ciclovias e elas são ótimas. Pegue sua bicicleta ou alugue uma Bike Santos e sinta a brisa do mar em seu rosto enquanto você admira os jardins de Santos e chega à sua próxima parada. Isso, por si, só já é um passeio incrível!
2. Monumentos: neste percurso, fique atento aos monumentos que estão espalhados pelo caminho. A orla de Santos é um museu a céu aberto e você encontra de tudo, inclusive relógio de sol e outras obras de arte. Uma foto clássica é no leão que fica na altura do Gonzaga, pertinho do bonde de informações da Secretaria de Turismo.
3. Monumento Tomie Ohtake: A obra encanta e gera curiosidade da galera desde 2008, até mesmo para nós que vivemos em Santos. Tanto é que, recentemente, descobrimos que ficar embaixo da peça de 15 metros faz você ouvir o som do mar amplificado.
4. Pôr-do-sol: O sunset é lindo em qualquer uma das praias. Então, um dos passeios em Santos imperdíveis é para assistir a esse show da natureza. Uma água de coco, cerveja ou caipirinha são boas opções de acompanhamento nos quiosques da orla.
5. Aquário de Santos: é o ponto turístico mais visitado da cidade, então já dá para saber que existem bons motivos para conhece-lo. Em resumo, são mais de 70 anos de tradição. Além disso, lá estão 150 espécies e mais de 4 mil peixinhos.
6. Museu de Pesca: O prédio existe desde 1909, mas antes de se tornar museu, foi uma Escola de Aprendizes de Marinheiro e Escola de Pesca.
7. Museu do Mar e Marítimo: Que vai turistar em Santos e está conhecendo a Ponta da Praia também deve passar pelos Museus do Mar e Marítimo. Os dois ficam bem pertinhos e têm acervos que se complementam.
8. Passeio de escuna: O local de embarque das escunas também fica na Ponta da Praia. Então você pode tirar um dia para ficar pelo bairro e conhecer todas as atrações que te interessarem.
9. Passeio de bonde em Santos: Durante o percurso, você vai conhecer 40 locais de importância histórica para Santos. Além disso, o seu passeio pode ser em diferentes bondes, só para citar temos o bonde aberto 32, o bonde fechado 40, o bonde português 224, o bonde café, o bonde arte e o reboque 38 (grande e pequeno).
10. Museu do Café: Outra tradição que o santista ama. Afinal, o café faz parte da história de Santos. Além das exposições que fazem parte do acervo, o museu ainda conta com uma programação bem legal. Especialmente, a cafeteria do museu é uma delícia. Por isso, aqui a dica é: vá ao museu depois do passeio de bonde e aproveite para matar a fome por lá. Você não vai se arrepender.
11. Museu Pelé: Já que você está no Centro Histórico, dê uma passada no Museu Pelé. A atração fica em frente à Estação do Valongo, de onde saem os bondes. Juntamente com um acervo super legal sobre o Rei do Futebol, também recebe várias exposições legais ao longo do ano.
12. Monte Serrat: Subir o Monte Serrat e ter uma vista linda da cidade. Além de poder tomar um café delicioso e, se for religioso, assistir à missa na capelinha que fica no alto do morro, é incrível. Vale ressaltar que, durante a festa do Monte Serrat (em setembro), o passeio é ainda mais legal e cheio de delícias gastronômicas e artesanato.
13. Memorial das Conquistas: Caso você não seja santista, não descarte essa opção. Visitar o estádio do Santos Futebol Clube vale muito a pena para torcedores de outros times; afinal, é um passeio sobre futebol. Durante o tour, você conhece a história do Santos o que inclui, por exemplo, taças, troféus e medalhas. Em seguida, visita os bastidores da Vila Belmiro, como a sala de imprensa e o vestiário dos jogadores. Pra terminar, claro, tem acesso ao gramado do alçapão do Peixe!
14. Morro da Asa Delta: O passeio começa em São Vicente e a vista é maravilhosa, como dá pra ver na primeira foto deste post. A subida de teleférico te deixa pertinho da copa das árvores, mas também oferece uma visão pleníssima da avenida da praia que é bem assustadora, ou seja, pura adrenalina. Lá em cima, você pode fazer o passeio de asa delta, comer em um restaurante ou curtir a vista.