Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos

O Sambódromo Passarela do Samba “Dráuzio da Cruz” Santos, também conhecido como Sambódromo de Santos ou “Estradão”, é o palco dos maiores eventos culturais da região da Baixada Santista, em especial do Desfile das Escolas de Samba do Carnaval da Baixada Santista.

O conjunto arquitetônico é instalado ao redor da Avenida Afonso Schmidt, no bairro do Castelo, na zona noroeste da cidade de Santos, possui capacidade para 10 mil espectadores e abriga o Centro Cultural da Zona Noroeste.

Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos

A Passarela onde ocorrem os desfiles possui extensão de 450 metros e largura de 16 metros, conta ainda com um recuo de bateria com 32 metros de largura e 17 metros de profundidade.

Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos História

Durante muito tempo os desfiles das escolas de Samba de Santos/SP foram itinerantes, sendo realizados em diversos pontos da popular orla da praia, porém com o passar dos anos se fez necessário criar um palco fixo para estas manifestações populares, foi então que 23 de Fevereiro de 2006 sob a administração do então prefeito João Paulo Tavares Papa foi criado um espaço cultural na Zona Noroeste que abrigaria o desfile de escolas de Samba denominado “Sambódromo Dráuzio da Cruz”, levando o nome de um dos principais Sambista da história da região, que foi fundador da pioneira Império do Samba, rei momo do carnaval Paulistano e 5 vezes campeão do Carnaval estadual.

O local dos desfiles foi construído em uma via que cortava o terreno do “Estradão”, com 560 metros de extensão e 20 de largura, sendo 16 para a faixa de rolamento e 4 para às calçadas Já a pista de desfile ficou com 450 metros de extensão.

O custo da construção do Sambódromo ficou orçado em aproximadamente R$ 1,9 milhões e no projeto original não havia a edificação do Centro Cultural da Zona Noroeste, este foi incorporado ao Sambódromo somente em 2013.

Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos Eventos

Além de abrigar os desfiles das escolas de Samba da região, o complexo também recebe outros eventos:





  • Vista dos Camarotes do Sambódromo (2015)
  • Desfiles Cívicos;
  • Shows Comemorativos;
  • Eventos Públicos;
  • Shows de Grande Expressão.

Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos Espaços

Alguns espaços específicos do Sambódromo foram batizados em homenagem à grandes sambistas da Baixada Santista, em especial, os boxes de bateria da concentração e dispersão e o recuo da passarela, que levam os nomes de três grandes mestres de bateria da Região:

  • Box de Concentração: Leva o nome de José Paulo Fernandes da Silva, o “Mestre Paulinho” (conhecido também como Mestre Paulão) da GRCES Brasil.
  • Box de Dispersão: Leva o nome de Luiz José de Souza, o “Mestre Alemão” da GRCES X-9 Pioneira.
  • Recuo de Bateria: Leva o nome de Rubens dos Santos, o “Mestre Rubens” da GRCES X-9 Pioneira.
  • Cabines de Transmissão: Leva o nome de “Cabines de Transmissão Jorge dos Santos”, no passado abrigou a antiga TV Litoral e hoje abriga as equipes de transmissão da Santa Cecília TV e da TV Tribuna afiliada da Rede Globo de Televisão.

Vagas Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos – Trabalhe Conosco

A Passarela do Samba Drausio da Cruz Santos disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Passarela do Samba Drausio da Cruz em Santos

  • Entre em contato com o telefone abaixo para maiores informações sobre os horários dos eventos

Endereço e Telefone Passarela do Samba Drausio da Cruz em Santos

  • Av. Afonso Schmidt – Castelo – Santos – SP
  • Telefone: (13) 98175-1757

Outras informações e site

Mapa de localização