Orla de Santos recebe reforço de 185 guardiões-cidadãos

Cerca de 185 guardiões-cidadãos começam a atuar na orla de Santos a partir desta quarta-feira até o dia 31 de janeiro. O objetivo é orientar moradores e turistas e evitar conflitos durante a temporada de verão.

O efetivo atuará da divisa com São Vicente até o ferry-boat, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Os guardiões-cidadãos foram treinados para alertar a população sobre horários e locais adequados para a prática de esportes (bicicletas, skate, pipas e frescobol, entre outros), como proceder no caso de crianças perdidas e também informar sobre a questão do uso de som alto em veículos estacionados.

No caso de crianças perdidas, o guardião-cidadão irá encaminhá-la até o Posto de Salvamento mais próximo, onde ficará por uma hora. Depois, será encaminhada para o ‘Arena e Cia’, ao lado do Canal 3, onde ficará a base de apoio da Guarda Municipal.





Verão com Segurança

Na próxima segunda-feira entra em vigor a Operação Verão com Segurança. A operação terá reforço de 10 investigadores/escrivães e de 200 policiais militares (80 praças e 120 cadetes da Academia do Barro Branco). A Secretaria de Segurança (Seseg) manterá, durante 24 horas, efetivo de 100 guardas municipais na orla.

Para auxiliar na operação também haverá o apoio de oito quadriciclos (Guarda Municipal e PM) na faixa da areia; uma viatura da PM por canal na confluência com a praia (sete ao todo); oito bicicletas (sendo duas elétricas) e seis motos da GM; além do SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento) da prefeitura, que conta com 20 câmeras na orla, cinco no Centro Histórico e três na Alemoa.

O esquema inclui ainda helicóptero Águia da PM e 15 integrantes do Programa Salva Surf, que irão auxiliar os bombeiros.

Fonte: A Tribuna