Os 1.200 taxistas de guia da cidade Santos devem realizar até o dia 3 de junho a verificação dos taxímetros no Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem-SP), vinculada à Secretaria da Justiça.
A operação que começou nesta semana é obrigatória e visa fazer a aferição dos táxis após a mudança da tarifa, decretada pela Prefeitura de Santos em 5 de março deste ano. Depois da vistoria, fica proibido o uso da tabela de conversão de valores.
O agendamento da verificação do taxímetro é feito pela internet onde a Guia de Recolhimento da União (GRU) será emitida para pagamento do serviço. O local para o procedimento é Rua República do Equador, 107, Ponta da Praia. Já a data e o horário da aferição estará impressa na GRU.
No dia da verificação, o taxista deve levar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura, certificado de propriedade do veículo, certificado de verificação do Ipem-SP em 2010, Guia de Serviço, fornecida pela oficina que realizou a mudança da tarifa e a GRU quitada.
Quem não realizar a operação até o prazo, terá dez dias para apresentar a defesa ao instituto, que definirá multa de R$ 100,00 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.
Fonte: A Tribuna