O Museu do Mar Santos está localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. Inaugurado em 30 de junho de 1984, o museu é uma entidade cultural de iniciativa privada, considerado mantedor de um dos mais ricos e importantes acervos para os estudos de biologia marinha da América Latina.
Dentre as atrações e curiosidades do mundo subaquático, o museu abriga animais preservados em formol e taxidermizados, além do popular acervo de conchas do país, que inclui exemplares gigantes, com mais de um metro.
O Museu tem bastante destaque no mundo inteiro, principalmente por pesquisadores, museus e institutos oceanográficos e instituições científicas.
O Museu é fruto do trabalho de Quincio Francisco Ferreira (1917-1990) e Carmen Alonso Ferreira (1922-1976), juntamente de seu filho, o biólogo marinho Luiz Alonso Ferreira, atual diretor administrativo. Os visitantes podem encontrar algumas curiosidades sobre o mar e as peças dispostas de forma funcional e didática.
Museu do Mar Santos História
Fundador
Formado em História Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Católica de Santos, Luiz Alonso Ferreira é professor e escritor de romances, além de administrar a Sociedade Museu do Mar. Luiz é responsável pela guarda e preservação do material histórico-naval que faz parte do acervo do Museu, bem como conservação e enriquecimento do mesmo. Além disso, ele é responsável por monitoras escolares e universitárias nas visitas ao museu.
Localização
Localizada no litoral paulista, a cidade de Santos, que abriga o museu possui com 419.400 habitantes (segundo a última estimativa divulgada em 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Situado, mais especificamente, na rua República do Equador, no bairro Ponta da Praia, ele se mistura no cenário predominantemente residencial, que possui 96,18% de registros de endereços residenciais na cidade de Santos.
Santos apresenta grande variedade cultural impressa em seus monumentos, museus e artes. Além do Museu do Mar a cidade conta com o Museu do Café, Museu Pelé, Museu de Pesca, entre outros. Entre algumas mais peculiaridades, a cidade ainda abriga o maior jardim de praia do mundo e o maior Porto da América Latina.
Museu do Mar Santos Acervo
O Museu conta com peças raras e importantes para estudos sobre a ciência do mar. Entre as principais atrações em exposição, destacam-se as 30 espécies de tubarões da costa brasileira, correspondendo a 30 % do total de espécies do Brasil.
- Tubarão-Baleia: Uma das principais atrações do Museu, o Tubarão-Baleia (Rhincodon Typus). Pesando mais de uma tonelada, ele é o maior peixe do mundo, com 5,69 metros de comprimento e 1.140 Kg, podendo, quando adulto chegar a 18 metros de comprimento. Esse tubarão é o único em exposição na América do Sul. Além dele, há apenas mais dois em museus no mundo, nos quais se encontram expostos em Nova Iorque, Estados Unidos e na Cidade do México, México.
- Tubarão Mangona de Fundo: A rara espécie de Tubarão Mangona de Fundo (Odontaspis noronhai) uma das únicas entre as 3 em exposição no mundo, também faz parte de uma das grandes atrações do museu. Os dentes desse tubarão medem dez centímetros de comprimento e pesam cada um 350 gramas. O que está exposto no Museu do Mar mede 3,5 metros de comprimento. Outros desses estão no Museu de Funchal em Portugal, e o terceiro no Museu de Pesca, em Santos.
- Outros Tubarões: Está exposto também o feto do Tubarão Azul (Prionace glauca), preservado em formol, com duas cabeças (xifópagos). Considerado menor tubarão do mundo, o Tubarão-Anão (Squaliolus laticaudus), medindo cerca de 24cm, também é faz parte de uma das peças expostas. Encontra-se dentes fossilizados do Megalodonte (Carcharodon megalodon), tubarão pré-histórico extinto há 30 milhões de anos, ancestral do Grande Tubarão Branco.
- Outras Atrações: Com aproximadamente três metros de envergadura encontra-se originária do Atlântico Sul, o Albatroz-Viageiro é a maior espécie do mundo e em exposição no Museu. Para mais, tem- se o Peixe-Lua de 254 quilos e 1,60m de comprimento, é o maior peixe ósseo do mundo. A Lula Gigante (Thysanoteuthis rhombus), com 1 metro de comprimento e 18 kg. Primeira ocorrência da espécie no Brasil (1987). Na seção de conchas, o Museu expõe uma Concha Gigante (Tridacna Gigas) de 148 quilos, o maior molusco bivalve do mundo, considerada o terror dos caçadores de pérola dos oceanos Pacífico e Índico[19]. Além de uma grande coleção de esponjas, corais, crustáceos, moluscos, equinodermos, répteis e aves marinhas, expostos em ordem evolutiva, há ainda a coleção de conchas pequenas e perigosas, cujo molusco possui um veneno muitas vezes superior ao da cobra coral, começou com o Biólogo Luiz, que ao longo dos anos foi conhecendo outros colecionadores de conchas estrangeiros e trocando por cochas rasas do Brasil pelas de outros países.
- Atrações Vivas: Contam ainda com aquários marinhos de peixes dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, com destaque para as espécies que inspiraram o filme Procurando Nemo.
Vagas Museu do Mar Santos – Trabalhe Conosco
Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Museu do Mar Santos.
Horário de Funcionamento Museu do Mar em Santos
- Segunda e de Quarta a Domingo 08h às 18h
Onde fica, Endereço e Telefone Museu do Mar em Santos
- R. República do Equador, 81 – Ponta da Praia – Santos – SP
- Telefone: (13) 3261-4808
Mapa de localização
