Lojas de Santos ampliam horário de atendimento, mas Cidoc pede atenção do consumidor

As lojas de rua e os shopping centers da região vão ampliar o horário de atendimento ao público a partir de dezembro. O objetivo é garantir que os consumidores possam fazer as compras de Natal com maior tranquilidade. Mas, apesar das vendas estarem aquecidas neste período do ano, o Cidoc (Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor) alerta que a proximidade da data requer atenção do consumidor.

A primeira dica do órgão é evitar a compra por impulso e, se puder, fazê-la com antecedência. Nas compras a prazo, deve-se observar os juros cobrados, seja por carnê ou cartão de crédito.

Antes de adquirir um brinquedo, o consumidor também deve verificar se a embalagem contém o selo do Inmetro, que atesta a qualidade do produto. Quanto aos eletrodomésticos e eletrônicos, é obrigatória a demonstração de funcionamento no local da compra.

O consumidor também não pode esquecer de pedir a nota fiscal, que é sua garantia no caso de problemas com o produto.

Vendas devem crescer

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos (CDL), Nicolau Obeidi, a expectativa é de que as vendas no comércio cresçam até 5% em relação ao ano passado. “As vendas são aquecidas pela estabilidade econômica do País, aliada ao bom momento que Santos vive”.



Em guia de Santos, o Shopping Parque Balneário será o primeiro a ampliar o horário de funcionamento. De 5 a 23 de dezembro, as lojas funcionarão das 10 às 23 horas, mesmo aos domingos. Entre os dias 26 e 30, horário igual.

O Shopping Pátio Iporanga vai funcionar das 10 às 23 horas entre 12 e 17 de dezembro. No dia 19 ao 23, o expediente será das 10 horas até meia-noite.

O Miramar Shopping só terá horário especial de 17 a 23 de dezembro, período em que abrirá até meia-noite.

Em São Vicente, o Brisamar Shopping estará aberto, das 10 às 23 horas, nos dias 12 a 18 de dezembro. E atende até meia-noite de 19 a 23 de dezembro.

Todos os shoppings citados fecham às 18 horas nas vésperas de Natal e Ano-Novo. Só o Brisamar abre nos dias 25 e 1º, das 12 às 22 horas. O Praiamar Shopping não informou os horários especiais.

Comércio de rua: Liberado das 8 às 22 horas, a partir de 1º de dezembro, exceto dias 24 e 31, que vai até as 18 horas. Dias 25 e 1º de janeiro as lojas ficarão fechadas.

Fonte: A Tribuna