A Linha Turística do Bonde Santos oferece uma verdadeira viagem no tempo por cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural.
Com saída da Estação do Valongo – prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.
São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.
Linha Turística de Bonde Santos História
A rede de bondes da cidade de Santos foi inaugurada em 1 de abril de 1870, administrada pela Empresa de Bondes da Vila Mathias. A partir de 9 de abril de 1909 a rede foi eletrificada e explorada pela The City of Santos Improvements Co. Ltd.. A partir de 1 de janeiro de 1952, o serviço passou a ser administrado pelo Serviço Municipal de Transportes Coletivos (SMTC) até 28 de fevereiro de 1971, quando todas as linhas foram desativadas. No ano de 2000 foi inaugurada uma Linha Turística do Bonde, no Centro Histórico, que em 2009 foi ampliada, recebendo vários veículos inclusive de outros países. Atualmente conta com 6 elétricos em circulação e 5 km de via. Desde janeiro de 2016, o ponto de embarque é na Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre nº 2), em frente ao Museu Pelé.
Linha Turística de Bonde Santos
A Linha Turística foi inaugurada em 2000, ia até a Praça Barão do Rio Branco. Em 2009 foi ampliada, primeiramente até o Outeiro de Santa Catarina e depois até o Monte Serrat.
- Praça Mauá
- Praça Rui Barbosa
- Rua XV de Novembro
- Rua do Comércio
- Estação do Valongo
- Garagem do Valongo
- Bolsa do Café
- Praça Barão do Rio BrancoMadrid
- Barcas para Vicente de Carvalho (Guarujá)
- Alfândega
- Outeiro de Santa Catarina
- Rua General Câmara
- Praça MauáMadrid
- Praça Rui Barbosa
- Rua Vasconcelos Tavares
- Rua Amador Bueno
- Avenida São Francisco
- Monte Serrat
- Castelhinho
- Praça José BonifácioRua General Câmara
- Praça Mauá
Linha Turística de Bonde Santos Bondes
Os bondes da linha são:
- Bonde aberto 32: Construído em 1911, o bonde 32 é o mais antigo elétrico em circulação no país. De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido. Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, todo trabalhado, foi restaurado após pesquisas em fotos antigas. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em 23/09/2000.
- Bonde fechado nº 40: De mecânica original escocesa, o ‘bonde camarão’, de número 40, é de 1911. Confeccionado em cabreúva, madeira em extinção, e vidro martelado, foi projetado nos anos 1950 e sua carroceria, modernizada. Tem capacidade para 28 passageiros e recebeu reproduções de propagandas que existiam quando os elétricos circularam em Santos. Idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970, esse bonde pode alcançar 50km por hora. O nome ‘camarão’ decorre da carroceria fechada e da cor original, vermelha. Começou a circular na Linha Turística em 26 de janeiro de 2002 e, em julho de 2011, foi transformado no Bonde Baleia, em homenagem à conquista do tricampeonato da Copa Libertadores pelo Santos Futebol Clube – a parte interna recebeu imagens que relembram os títulos de 1962, 1963 e 2011. O elétrico voltou a circular em setembro de 2013 com a pintura prata e vermelho, original, e desde 11 de abril de 2017 adquiriu a cor verde atual.
- Bonde Português 224: Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em setembro de 2008. Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros. Em 15 de junho de 2014, marcando a inauguração do Museu Pelé, ele passou a circular como Bonde Pelé, com adesivagem em alusão ao Rei do Futebol. Em 23 de dezembro de 2015, a homenagem foi modernizada, com grafite artístico de Leandro Shesko – foi o primeiro bonde elétrico grafitado do país. Dois anos depois, o bonde reassumiu sua cor amarela original.
- Bonde Café: O elétrico de 1958, doado pela Prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde setembro de 2010. Fabricado pela Fiat e adaptado para Bonde Café em janeiro de 2015, é uma autêntica cafeteria sobre trilhos – conta com frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes. Durante o passeio de 25 minutos, os 22 passageiros recebem informações sobre a influência do comércio do café no desenvolvimento de Santos e saboreiam a bebida, preparada com grãos selecionados pelo Museu do Café.
- Bonde Arte: Com decoração interna inspirada na arte concreta, que remete aos anos 1930 e 1950, quando foi construído e reformado, o Bonde Arte, com 36 lugares, é o maior em circulação na cidade. Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiro e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O interior é inspirado na obra Plano em Superfície Modulada nº 5 (1957), de Lygia Clark. O veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).
- Bonde japonês: Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki (Japão), onde circulou durante 60 anos, o bonde de prefixo 206 chegou a Santos em 2016, após 42 dias de viagem em navio. Décimo terceiro integrante da frota santista, o veículo, com capacidade para 28 passageiros sentados, exerceu importante papel na mobilidade da população de Nagasaki após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial. O bonde foi inaugurado em 5 de outubro de 2019, após três anos de restauro e adaptações, trabalhos que incluíram técnicas de construção, cultura, costumes e resgate da comunicação original. No interior do veículo, há placas com informações sobre o período em que o veículo rodava em Nagasaki. No final de dezembro de 2019, o bonde passou a oferecer aos passageiros degustação de café tipo exportação.
- Reboque 38 (grande): Doado pela cidade de Votorantim (SP), o reboque 38 é o segundo – e o maior – em circulação na cidade. Com capacidade para 42 passageiros, entrou em operação em janeiro de 2016. Trata-se, na verdade, de adaptação do antigo bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, exposto em Campos do Jordão (SP).
- Reboque pequeno: Um antigo bonde de tração animal, de 1871, foi adaptado para funcionar como reboque. Com 24 lugares, desde novembro de 2000 está incorporado à Linha Turística do Bonde.
Linha Turística de Bonde Santos Agendamento
A dinâmica dos agendamentos da Linha Turística do Bonde sofreu alterações devido ao Decreto nº 7.842/2017. Dessa forma, a partir de 24/08/2017, os grupos terão à disposição duas opções:
1 – Os grupos que desejarem agendar o bonde para atendimento particular, ou seja, o veículo estará disponível no dia e hora escolhida somente para o grupo, deverão locar um bonde, entrando em contato diretamente com a CET-Santos, pelo e-mail: agendabonde@cetsantos.com.br
2 – Outra opção é realizar a reserva de lugares via SISTUR. Desta forma, os grupos terão seus lugares reservados na Linha Turística do Bonde, dentro dos passeios regulares do equipamento. O grupo deverá chegar com 15 minutos de antecedência do horário agendado na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). O não comparecimento do grupo dentro do prazo irá ocasionar o cancelamento automático da reserva.
Horário de Funcionamento Linha Turística de Bonde em Santos
- Quinta a Domingo das 12h às 16h
Endereço e Telefone Linha Turística de Bonde em Santos
- Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Valongo – Santos – SP
- Telefone: (13) 3201-8000
Outras informações e site
- Mais informações: www.turismosantos.com.br
- E-mail: agendabonde@cetsantos.com.br
Mapa de localização
