Centro Cultural Português Santos

O Centro Cultural Português Santos é uma associação de imigrantes portugueses localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo, no Brasil. Foi criado em 2010 a partir da fusão entre o Centro Português de Santos (fundado em 1895) e a Sociedade União Portuguesa (fundada em 1928).

É o único em estilo neomanuelino existente no Estado de São Paulo e um dos poucos do Brasil, o prédio foi inaugurado em 1900, ainda incompleto, após dois anos de obras – o projeto de dois engenheiros lusitanos terminou no ano seguinte.

Centro Cultural Português Santos

Em 1945, o Real Centro Português passou a ser chamado de Centro Português e, em 2008, com a fusão da Social União Portuguesa, recebeu o nome de Centro Cultural Português. O prédio centenário funciona como sede administrativa e cultural, enquanto a outra unidade abriga as atividades sociais.

Centro Cultural Português Santos História

Construído graças a doações, leilões, tômbolas e quermesses, o imóvel conta com motivos próprios do estilo neomanuelino: janelas e portas em arcos redondos, com cordas, estrelas, cruzes de Cristo, escudos reais e esferas arnilares entre colunas em forma de troncos esguios, com espiral nas pontas. Outras construções do mesmo estilo: Real Gabinete Português de Leitura (1880-1887) e o Liceu Literário Português, no Rio de Janeiro; Gabinete Português de Leitura, em Salvador (Bahia, 1915-1918), e a mansão Henry Gibson, no Recife (Pernambuco, 1847).





Centro Cultural Português Santos Salões

  • Salão Cardeal Cerejeira: O antigo Salão de Jogos e Sala das Damas homenageia o cardeal Patriarca de Lisboa, que visitou o prédio em 1946. Possui um piano Steinway & Sons (1876), e um cofre de aço e tampo de vidro vindo de Portugal em 1947, que contém terra extraída do Castelo de Guimarães (berço da nacionalidade portuguesa) e pedras do Promontório de Sagres, onde D. Henrique fundou sua escola de estudos náuticos e de onde partiram as primeiras naves, rumo aos descobrimentos. Junto está uma edição de 1880 de Os Lusíadas, com dedicatória a D. Pedro II, poema épico no qual Luiz de Camões descreve, em versos, a história de Portugal e enaltece os feitos de seu povo.
  • Salão Camoniano: Decorado pelos artistas espanhóis Antônio Fernandez e João Bernils, é rico em detalhes e curiosidades: cadeira em madeira araribá-do-norte encomendada para servir o rei D. Carlos (ele viria a Santos em 1911, mas foi assassinado em Portugal dois meses antes da data prevista); mesas com entalhe do símbolo real; quadros a óleo; painéis de teto reproduzindo versos de Os Lusíadas; pinturas de Benedicto Calixto (1905) e Charleaux (1953) nas paredes, entre obras de autores desconhecidos.

Acervo

A criação e manutenção de um acervo museológico é uma tarefa trabalhosa, dispendiosa, complexa e ainda em processo de estudo e aperfeiçoamento. Muitas questões fundamentais ainda estão sendo discutidas pelos especialistas, e em muitas delas ainda não se formaram consensos ou regulamentações definitivas. Todo esse campo está em rápida expansão e contínua transformação. O acervo representa o núcleo vital de todo museu, e em torno do qual giram todas as suas outras atividades. O acervo idealmente é gerido por um curador, ou por uma equipe de curadores, que tem a função de manter organizada e em bom estado a coleção em seus depósitos, define conceitualmente e organiza as exposições ao público, e supervisiona as atividades de documentação e pesquisa teórica sobre a coleção a fim de produzir novo conhecimento. O curador também tem um papel decisivo nos processos de aquisição e descarte de peças. O curador é o responsável pela gestão do acervo segundo o que foi definido no Plano Diretor do museu, que conta com uma seção especialmente dedicada à Política de Acervo, como está previsto no Código de Ética para Museus.

Vagas Centro Cultural Português Santos – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Centro Cultural Português.

Horário de Funcionamento Centro Cultural Português em Santos

  • Segunda a Sábado das 09h às 12h e das 14h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Centro Cultural Português em Santos

  • R. Amador Bueno, 188 – Centro -Santos – SP
  • Telefone:  (13) 3219-3079

Mapa de localização