Uma das competições de dança mais importantes do país será realizada nesta semana em Santos, no litoral do estado de São Paulo. Quase mil bailarinos disputam vagas para participar de concurso em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Bailarinos de vários estados brasileiros competem buscando habilitação para participar da última fase da competição internacional nos Estados Unidos. Marisa Pivetta, representante do evento fala da fase em Santos. “Nosso trabalho aqui é de base, é de orientar, não só o professor, mas de orientar o jovem para que ele chegue mais rápido numa estrutura, onde ele possa se profissionalizar”, diz Marisa.
Cada dançarino tem um método para segurar o nervosismo antes das apresentações. Para a bailarina Thaís do Padovani Pelegatti, a espera é feita ouvindo música. “A gente escuta música, dá uma aquecidinha e só concentra. Escuto música para dar uma relaxada, pensar nos tempos da música e só”, conta a bailarina.
A competição exige mais do que talento, precisa de “qualidade e potencial” segundo a diretora internacional da competição Shelley King. “Não necessariamente o que eles produzem no palco hoje, mas sim o que eles vão produzir nos próximos cinco a 10 anos como dançarinos”, explica Shelley.
Carlos Durval dos Santos, um dos jurados acredita no potencial dos bailarinos brasileiros. “Os brasileiros têm um destaque imenso, porque além de uma forma física muito boa, forte, também tem um suingue, tem uma forma muito mais bonita de apresentar a dança, pode ser balé, qualquer tipo de dança”, diz o jurado.
Fonte: G1