Arte na Capa estimula alunos a desenharem capas dos cadernos em Santos

Desde 2009, as capas dos cadernos das escolas municipais de Santos, no litoral do estado de São Paulo, são desenhadas pelos próprios alunos. Dos 500 inscritos este ano, saíram 19 vencedores. Na segunda-feira (5), foram expostos os trabalhos vencedores do concurso Arte na Capa.

A iniciativa existe há quatro anos. Em cima de um tema, os alunos fazem desenhos que são escolhidos por uma comissão julgadora.

Este ano o projeto recebeu mais de 500 inscrições. Foram escolhidos dezenove trabalhos e, dois deles saíram na escola Irmão José Genésio, no morro do José Menino. Os desenhos foram dos alunos Leonardo e Thainara de 11 anos, que estudam na mesma sala de aula.





Segundo o coordenador do projeto, Jadir Battaglia, a cada ano um tema diferente é escolhido. “No primeiro ano, nós ilustramos pontos turísticos e históricos da cidade. No segundo ano, o tema foi preservação da natureza. No terceiro, reeleitura de obras famosas, e o quarto, paz”, explica o coordenador.

Para os pais, ver o trabalho e a foto dos filhos espalhados por toda a cidade é um orgulho sem tamanho e também um grande incentivo. “É muito bom para eles, é um incentivo, para mim também, que vejo que a minha dedicação vale a pena, então fico muito feliz”, afirma Ivonise Andrade, mãe de Leonardo.

As “obras” feitas pelos alunos vão ganhar destaque em uma galeria de arte. Na segunda-feira, às 19h30, aconteceu o lançamento da exposição Arte na Capa, com os trabalhos vencedores. O teatro fica na avenida Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias. A exposição pode ser visitada até o próximo domingo (11).

Fonte: G1