Uma campanha para realizar testes gratuitos de hepatite C acontece no hospital Guilherme Álvaro em Santos, no litoral do estado de São Paulo, até a próxima sexta-feira (14). A expectativa é que mais de 2 mil pessoas fazem o teste.
Um furo no dedo, que demora poucos segundos, pode ser fundamental para salvar uma vida. O teste de hepatite C é uma forma de detectar a doença que é a principal causa de transplante de fígado no Brasil. “A partir daí vão ser feitos exames confirmatórios para estabelecer a presença ou não de uma infecção ativa. A avaliação do dano hepático que a pessoa, por ventura, possa ter e o tratamento”, diz o médico Elson Vidal Martins Jr.
A enfermeira aposentada Maria Amélia sabe como é importante fazer o teste. “Hoje em dia a gente tem que se cuidar. Quem se previne fica livre de muitas doenças”, conta Maria Amélia Albuquerque Menezes. O professor Jonas Teles da Silva também aproveitou a oportunidade. “É importante você diagnosticar a doença com antecedência que fica mais fácil de curar a doença”, diz o professor.
De açodo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 3 milhões de brasileiros podem ter hepatite C e 90% dessas pessoas não sabem que estão com a doença, porque os sintomas podem demorar 20 anos para aparecer. “A pessoa em um diagnóstico precoce e fazendo tratamento, ela tem uma possibilidade de cura, hoje, com os atuais medicamentos, de 40%. Está vindo um novo medicamento que eleva a chance de cura em até 80%”, diz o presidente do Grupo Esperança Jeová Pessin Fragoso.
A hepatite C é transmitida pelo sangue. O contágio acontece com uso de agulhas e seringas contaminadas, e até por materiais cortantes como lâminas e alicates não esterilizados. Alguns cuidados ajudam a evitar a doença. “Evitar contato com materiais que possam ser perfurantes e cortantes, como alicate de manicure ou instrumental cirúrgico, material de tatuagem, tudo isso tem que ser esterilizado”, explica o médico.
A campanha acontece até sexta-feira das 8h às 17h no Hospital Guilherme Álvaro, na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, em Santos. A ONG ‘Grupo Esperança’ realiza a mesma campanha no próximo sábado (15), na Igreja Margarida Maria, das 9h às 17h, na Praça Júlio Dantas, 45, no bairro Santa Maria, na Zona Noroeste.
Fonte: G1