Urbano Caldeira Stadium Santos

O Estádio Urbano Caldeira Santos, mais conhecido como Vila Belmiro, é um estádio de futebol localizado no bairro da Vila Belmiro, em Santos. É o estádio particular do Santos Futebol Clube, tendo como capacidade atual de 16.899 pessoas, sendo considerado o maior estádio da Baixada Santista.

É um dos estádios de futebol mais antigos do Brasil. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1.916, mas sua primeira partida oficial só foi realizada 10 dias depois, quando o Santos venceu o Ypiranga por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista de 1.916.

Urbano Caldeira Stadium Santos

Estádio Urbano Caldeira Santos História

Logo após sua fundação, o Santos realizou seus treinamentos em uma área localizada no bairro do Macuco. Como o campo não atendia aos padrões mínimos de tamanho para receber partidas oficiais, o Santos jogou no campo “Igreja Coração de Maria”, na Avenida Ana Costa.  O campo, no entanto, também foi usado por outros clubes da cidade. Em 1915, a situação chegou ao limite, quando o Santos teve constantes conflitos com outros clubes da cidade sobre a possibilidade de utilização do campo, obrigando o clube a rejeitar diversos pedidos de amistosos internacionais. Para resolver o problema, as lideranças começaram a buscar terras na cidade, com uma comissão formada por Luiz Suplicy Júnior, Harold Cross, Sebastião Arantes Nogueira e Francisco Viriato Corrêa da Costa. Em 31 de maio de 1916, uma assembleia geral aprovou a compra de uma área de 16.500 metros quadrados, no bairro Vila Belmiro, aprovada pelo presidente do clube Agnello Cícero de Oliveira e vice-presidente Dr. Álvaro Ribeiro.  O terreno adquirido pertencia à Companhia de Habitações Econômicas , e o campo foi comprado dela ao preço de Rs $ 66.660.000.  Os membros do conselho obtiveram um empréstimo de 10 anos que foi liquidado em 1923 após o pagamento de Rs $ 35.000.000 em taxas de juros.

O clube, porém, não conseguiu uma área próxima pertencente à Beneficência Portuguesa , pois as finanças do clube não favoreciam. Não seria adquirido até 1989. A data original para a inauguração do campo era 20 de agosto; foi adiado até segunda ordem devido ao falecimento do Dr. Álvaro Ribeiro. No dia 12 de outubro daquele ano, a inauguração do parque esportivo Vila Belmiro foi celebrada com várias cerimônias entre os integrantes, incluindo uma passeata da corporação musical Humanitária , para despedida de jogar no campo do Macuco. O primeiro jogo foi realizado 10 dias depois às 13:30 ( UTC-3), contra o Ypiranga pelo Campeonato Paulista de 1916 , a 491ª partida da competição, que o Santos venceu por 2–1. Os preços dos ingressos foram fixados em Rs $ 2 para arquibancada e Rs $ 1 para o público em geral. Adolfo Millon Jr. marcou o primeiro gol naquele estádio com Jarbas marcando o segundo, enquanto Bororó marcou para o time visitante. Santos era formado por: Odorico; Américo e Arantes; Pereira, Oscar e Junqueira; Millon, Marba, Tedesco, Jarbas e Arnaldo. Ypiranga foi representado por Dionísio; Dario e Ferreira; Loschiavo, Jacintho e Peres II; Ary, Hugo, Bororó, Peres I e Formiga. Demóstenes de Silos foi o árbitro da partida.

Primeiros anos

A primeira grande reforma ocorreu em 1931. Em 21 de março daquele ano, o estádio renovou suas arquibancadas e foi instalado um sistema de iluminação. Vinte horas depois, a primeira partida final do clube foi jogada contra um time combinado da cidade de Santos, com o clube perdendo para seu homólogo da cidade por 0-1. Manoel Cruz, meio-campista da Portuguesa Santista , fez o único gol da partida.

Depois da morte de Urbano Caldeira, em 12 de março de 1933, Ricardo Pinto de Oliveira, um dos dirigentes do clube na época, quis homenagear Caldeira batizando o estádio com o seu nome. Depois de uma reunião que incluiu todos os sócios do clube, a nomeação do estádio teve um voto positivo. Vinte e dois anos depois, a primeira bancada de concreto foi construída onde a tela de controle de pontuação elétrica atual está localizada. Chamado de A Vila Mais Famosa do Mundo , o Estádio Urbano Caldeira também passou a ser chamado, após a época de Os Santásticos (1956–1973) de “Alçapão da Vila porque se opõe a equipe frequentemente saía do campo derrotada. Devido à proximidade das arquibancadas com o campo onde acontecem as partidas, a pressão que os torcedores exercem sobre os times adversários é considerada incrível. Após a idade de ouro, a Vila Belmiro tornou-se sinônimo de Joga Bonito.

Nesse estádio de dimensões modestas, astros do passado e do presente como Pelé, Coutinho, Pepe, Giovanni, Pitta, Robinho, Diego, Neymar e Paulo Henrique Ganso tornaram-se figuras da seleção nacional. Por muitos anos a Vila Belmiro foi o lugar onde Pelé demonstrou suas habilidades. Em 21 de novembro de 1964, na Vila Belmiro, Pelé marcou oito gols contra o Botafogo (SP) , quando o Santos venceu o time adversário por 11-0. Em 2 de outubro de 1974, Pelé fez sua partida de despedida no estádio. Nessa partida, o Santos venceu a Ponte Preta por 2–0.

O recorde de público do estádio atualmente é de 32.989, estabelecido em 20 de setembro de 1964, quando Santos e Corinthians empataram em 0-0. No entanto, o recorde foi ofuscado por um evento trágico, como parte das arquibancadas do estádio desabou, resultando em lesões para 181 espectadores. A partida foi abandonada e remarcada 10 dias depois, no Pacaembu .

Estádio Urbano Caldeira Santos Estrutura

Memorial das Conquistas





Em 17 de novembro de 2003, 1 dia após completar 40 anos da conquista intercontinental de 1963, foi inaugurado no estádio o Memorial das Conquistas. Este espaço contém os troféus conquistados pelo Santos em toda sua história, que dentre os mais destacados no memorial, estão as 9 taças conquistadas em competições internacionais de caráter oficial pelo clube, além de contar com fotos, vídeos, ingressos, revistas, livros, flâmulas de times adversários que o Santos enfrentou e também algumas recordações enviadas por clubes do exterior ou de astros do esporte, como a camisa do maior pontuador da NBA, Kareem Abdul-Jabbar, que conheceu a estrutura do clube em 2012. A visita ao museu inclui também os vestiários dos jogadores, sala de imprensa e a entrada no campo.

No Memorial existem alguns espaços únicos, como de Pelé e Neymar, onde há um acervo pessoal dos dois ídolos santistas. O museu também dispõe de vários equipamentos multimídia, como aparelhos de TV, que permitem a visualização de jogos históricos.

Centro de Memória e Estatística
O Centro de Memória e Estatística funciona em área adjunta ao Memorial das Conquistas. No local, estão assegurados a conservação, restauração, organização e divulgação de coleções, documentos e publicações do clube desde a sua fundação, tais como jornais, revistas e livros que são relíquias encontradas no espaço. O responsável pelo local é o pesquisador e historiador Guilherme Guarche, a iniciativa constitui uma maneira de valorizar a trajetória de conquistas do Santos.

Ginásio Athiê Jorge Coury
Localizado na Vila Belmiro, recebe este nome em referência ao ex-presidente do clube no período de 1945 a 1971. O ginásio sempre foi usado para votações presidências do Santos, além de estacionamento de carros para torcida visitante. Em 19 de dezembro de 2020, o ginásio foi reinaugurado e a quadra foi batizada de Rei Falcão, como homenagem ao ex-jogador de futsal que passou pelo Santos em 2011.

Vestiário
Em uma parceria feita com a Brahma, o vestiário da Vila Belmiro foi reformado e reinaugurando no dia 10 de julho de 2013. Na reforma, o vestiário ficou ainda mais moderno e ganhou mais espaço de circulação: a área de aquecimento foi ampliada e as banheiras individuais de hidromassagem deram lugar a um spa. Além disso, uma TV foi instalada para a transmissão de vídeos e uma câmera transmite ao aparelho imagens ao vivo da arquibancada, para os atletas verem como está a torcida no estádio.

Os armários também foram modificados. Além de contar com um especial, que fica trancado e com a foto de Pelé, os antigos, feitos de alumínio e com portas, deram espaço para abertos e de madeira, e ídolos do clube foram escolhidos pela torcida para batizarem os novos armários dos atletas.

Camarotes
Os camarotes da Vila Belmiro ficam no mesmo nível do gramado, deixando aqueles que acompanham o jogo dali muito próximo aos jogadores. Todos os camarotes têm de 10 a 24 lugares, e contam com um espaço para crianças e área de convivência, o setor ainda possui ar-condicionado e espaço gourmet. A decoração fica por conta das homenagens a ídolos do passado e do presente do Santos.

Loja Oficial
Ocupando um espaço de 430 m² em dois andares, o Santos tem dentro da Vila Belmiro uma loja oficial para os seus torcedores adquirirem todos os produtos oficiais do clube. A loja Santos Store foi inaugurada em junho de 2010, em parceria com a Netshoes. O Santos possui outras cinco lojas físicas, localizadas no bairro de Gonzaga (Santos), nas cidades de São Paulo, Praia Grande, São Vicente e Osasco, esta última inaugurada em 2016.

A Vila Belmiro ainda abriga o Salão de Mármore “Vasco José Faé”, um espaço utilizado pelo clube para eventos como comemoração de títulos, eleição para eleger um novo presidente, entre outros.

Estádio Urbano Caldeira Santos Maiores Públicos

Em 20 de setembro de 1964, o estádio recebeu 32.986 pessoas para assistir o clássico Santos e Corinthians. Entretanto, com a superlotação, a estrutura de uma parte das arquibancadas do estádio ficou comprometida e desabou aos seis minutos do primeiro tempo, fazendo com que a partida fosse suspensa. O jogo em questão foi remarcado para 10 dias depois no Pacaembu, onde terminou empatado em 1 a 1.

O maior público oficial que a Vila Belmiro recebeu foi no dia 15 de fevereiro de 1976, quando o Santos FC enfrentou o Palmeiras sob os olhares de 31.662 torcedores. Contudo, o time visitante venceu a partida por 5 a 0, pelo Torneio Governador do Estado.

O recorde de público em uma vitória do Santos ocorreu em 14 de abril de 1979 (aniversário de 67 anos do clube praiano), quando 29.801 pessoas estavam no estádio para ver o Santos vencer a Francana por 2 a 1. Apesar dessa partida ter sido realizada em 1979, o jogo foi válido pelo Campeonato Paulista de 1978.

Atualmente, devido a obras de elitização para maior conforto, como a construção de novos camarotes térreos e colocação de cadeiras, a Vila Belmiro teve sua capacidade reduzida para 16.798 pessoas.

Vagas Estádio Urbano Caldeira Santos – Trabalhe Conosco

O Estádio Urbano Caldeira Santos disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Estádio Urbano Caldeira em Santos

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Endereço e Telefone Estádio Urbano Caldeira em Santos

  • Rua Princesa Isabel, S/N, Vila Belmiro – Santos – SP
  • Telefone: (13) 3257-4000

Mapa de localização