Autoridades portuárias de Santos visitam portos de Londres

Empresários e autoridades da Baixada Santista visitam os portos ingleses durante esta semana. A viagem faz parte da programação da 10ª edição do Santos Export.

Empresários ligados ao Porto de Santos, no litoral do estado de São Paulo, desde de 2005, realizam viagens para conhecer os portos mais importantes competitivos do mundo. Eles já passaram por portos na China, nos Estados Unidos, no Panamá, e em muitos outros.

As visitas técnicas na capital inglesa começaram na segunda-feira (17) e vão até o final de semana. As operações em portos e terminais da capital inglesa servem de exemplo para os empresários.



O primeiro local que recebeu a comitiva da Baixada Santista foi o terminal de London Gateway, a 40 quilômetros do Centro de Londres, e que está em construção às margens do rio Tâmisa, que corta a capital inglesa. As obras começaram no ano passado. O complexo vai se tornar um grande terminal de águas profundas e permitir a atracação dos maiores navios de contêineres do mundo. No local serão investidos cerca de R$ 6 bilhões de reais nos próximos 10 a 15 anos. Além disso, o complexo irá gerar cerca de 12 mil empregos diretos. O projeto é desenvolvido pela iniciativa privada, que diferentemente do Brasil, cuida tanto da administração como das operações da maior parte dos porto da Inglaterra.

Fonte: G1