Munícipes ganham mais um canal de comunicação com a Prefeitura de Santos

A população acaba de ganhar o 8º canal de comunicação com a prefeitura de Santos: o Colab.re, rede social que vai permitir mais uma forma de interatividade entre munícipe e poder público, por meio do encaminhamento de pedidos, propostas e avaliações de serviços nas mais diversas áreas como saúde, infraestrutura, educação e trânsito.

Sem custos à administração municipal, a adesão à plataforma criada em Recife (PE) por um grupo de especialistas em marketing, com sede atual em São Paulo, foi formalizada na última quinta-feira (23) na sala de situação do paço.

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa e pelo ouvidor Flávio Jordão, cujo setor será responsável pela gestão e acompanhamento do sistema.

Os santistas poderão interagir, inclusive, com postagens de fotos e vídeos na web – link no portal santos.sp.gov.br, no Facebook (facebook.com/PrefeituraSantos) e no colab.re/br/SP/Santos -, e ainda em aplicativo móvel nas versões iOS ou Android.

A rede social se somará aos canais de comunicação já existentes – 0800 112056, email ouvidoria@santos.sp.gov.br e atendimento presencial na Praça Mauá s/nº, térreo (Centro Histórico), além dos lançados desde 2013 – Sistema de Ouvidoria Municipal (SOM), projetos ‘Viva o Bairro’, ‘Ouvidoria Móvel’ e ‘Alô, Viva o Bairro’, que conta com mais de 50 agentes pelas ruas.

“O grande desafio dos gestores é a melhoria do serviço público. Para alcançá-la, estamos ampliando os canais de comunicação visando a uma gestão participativa para avançarmos ainda mais”, afirmou o chefe do Executivo, ressaltando que Santos é um das cidades com maior conectividade do país.

A Ouvidoria estará ligada ao painel de monitoramento do Colab.re em tempo real, verificando as demandas para respondê-las. Cada secretaria terá um funcionário para interação direta com o órgão.

Ferramenta conta com três pilares para publicações

Baseada em três pilares – Fiscalize, Proponha e Avalie, e com mais de 60 categorias, a ferramenta foi apresentada pelo co-fundador da rede social e especialista em marketing, Gustavo Maia. “Trata-se de uma rede social aberta, transparente e interativa para dar mais voz à população e, ao mesmo tempo, ser uma ferramenta para tomada de decisões da prefeitura”.

Ao publicar em um dos pilares, as postagens ficam disponíveis a todos os usuários, explica Maia. “Quando o munícipe publica, todos verão e poderão apoiar, comentar e discutir sobre o eventual problema ou proposta”.

Como acessar

– Portal da prefeitura (santos.sp.gov.br)
– Página do Facebook (facebook.com/PrefeituraSantos)
– Site colab.re/br/SP/Santos
– Pelo aplicativo de celular modelos iOS ou Android

Três pilares:

Fiscalize – Ferramenta que permite apontar problemas em diversas áreas como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outras
Proponha – Espaço para que os usuários coloquem suas ideias/projetos em debate
Avalie – Espaço para avaliação dos serviços do poder público

Passo a passo:

– Ao acessar o Colab.re, o cidadão pode publicar em um dos três pilares (Em Fiscalize, por exemplo, escolhe a categoria e publica)
– Ao publicar, todos os usuários terão acesso à postagem e poderão apoiar, comentar e discutir
– A Ouvidoria gera um protocolo e envia à secretaria responsável
– O status da solicitação é acompanhado por todos os usuários

Colab.re

Plataforma lançada em março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje são 30 municípios no Brasil que fazem parte do Colab, entre eles Curitiba, Teresina e Niterói, e mais de 50 mil usuários.

Fonte: Prefeitura de Santos




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