Biblioteca Municipal Alberto Sousa em Santos

Biblioteca Municipal Alberto Sousa em Santos A Biblioteca Municipal Alberto Souza em Santos foi fundada em 1929 quando que, com a morte de Alberto Sousa, autor de "Os Andradas", o Poder Público Municipal comprou a biblioteca particular do escritor, evitando assim a dispersão das obras. 

As primeiras edições de livros eram de literatura, história, filosofia e ciências naturais, inclusive Baudelaire, Eça de Queiróz e Guerra Junqueiro

 

Mesmo após sua criação oficial, a Biblioteca não pode se expandir muito, apesar da compreensão dos vereadores e da dedicação dos funcionários. Assim os livros ficaram amontoados em armários antiquados e salas estreitas. 

Com a inauguração do novo Paço Municipal, na Praça Visconde de Mauá, hoje Palácio José Bonifácio, surgiu a oportunidade de se tornar a Biblioteca uma instituição de Serviço Público.

Localizada no andar térreo, possuía uma ampla sala destinada à leitura e consultas. Em 1943, já organizada, a Biblioteca foi franqueada ao público. Sua denominação, através do Decreto nº 5592 de 29 de junho de 1979, foi alterada para Bbioteca Municipal Alberto Souza,

Em 1º de julho de 1979 foi transferida para as dependências do Centro de Cultura de Santos, no pavimento térreo, ocupando uma área de 420.42 m2. 

Em 19 de abril de 1996 a Biblioteca voltou novamente para o Centro da Cidade, instalando-se no prédio da antiga Associação Predial de Santos.

Biblioteca Municipal Alberto Souza em Santos
Endereço: Rua Amador Bueno, 22 - Bairro: Centro - Cidade Santos - SP
Telefone: (13) 3219- 6019




  Sobre o EncontraSantos
Fale com EncontraSantos
Anuncie no EncontraSantos
Cadastre sua Empresa no EncontraSantos (grátis)



Termos EncontraSantos | Privacidade EncontraSantos


Bandeira de Santos