Aquário de Santos

Aquário de SantosO Aquário de Santos, o mais antigo do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado, com cerca de 500 mil visitantes por ano, número só superado pelo Zoológico de São Paulo.

Inaugurado a 2 de julho de 1945, com a presença de Getúlio Vargas, então Presidente da República, o Aquário de Santos foi uma iniciativa do Prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos.

Com 1.000 m2 de área e 50 tanques, foi o primeiro e maior aquário brasileiro, figurando como tal no Guiness Book de Records, em 1995. Em 1997 o Aquário sofreu uma reforma: perdeu tanques, mas ganhou um auditório e mais espaço para o setor técnico.

Até julho de 2004, o Aquário possuía 35 tanques com capacidade para mais de 200 mil litros de água, onde viviam cerca de 70 espécies diferentes, num total de 300 animais.

Em 16 de agosto de 2004, o Aquário fechou para uma grande reforma e ampliação, em obra prevista inicialmente para o período de 4 meses, a um custo orçado em R$ 2,5 milhões em recursos do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).

As instalações dos animais seguem rigorosamente as normas e exigências do Ibama e toda a área dos tanques é servida por um corredor interno para acesso dos técnicos e tratadores. O complexo foi totalmente climatizado, com temperaturas especiais para o setor dos pinguins e lobo marinho.

No total, são 31 tanques com 1,3 milhão de litros de água doce e salgada, tratadas por 25 bombas de filtragem, sendo 6 delas exclusivas para o tanque do lobo marinho. Uma grande turbina de ar-comprimido, ligada a todos os tanques, é responsável pela oxigenação da água. Uma moderna subestação elétrica alimenta as bombas e um gerador de emergência garante a sobrevivência dos animais em caso de falta de energia.

Aquário de Santos
Avenida Bartolomeu de Gusmão - Ponta da Praia - Cidade Santos - SP
CEP: 11045-401
(13) 3236-9996






 
  Sobre o EncontraSantos
Fale com EncontraSantos
Anuncie no EncontraSantos
Cadastre sua Empresa no EncontraSantos (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSantos | Privacidade EncontraSantos


Bandeira de Santos