Sobre Santos

Santos é um município portuário brasileiro localizado no litoral do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana da Baixada Santista. Abriga o maior porto da América Latina, o qual é o principal responsável pela dinâmica econômica da cidade ao lado do turismo, da pesca e do comércio. A cidade é sede do poder executivo paulista em todo dia 13 de junho (capital simbólica de São Paulo) e também é sede de diversas instituições de ensino superior.

A Cidade Santos possui uma economia crescente. A cidade é a 19ª mais rica do país, com PIB de R$ 19 704,88 bilhões. Durante um bom tempo, sua economia centrou-se na comercialização do café (que também era a principal fonte de riqueza do país), abrigando no centro da cidade a Bolsa Oficial do Café, importante centro de negócios do mercado cafeeiro inaugurada em 1922, e que resultou no atual Museu do Café, espaço que promove exposições sobre a trajetória do produto pelo Brasil e pela cidade e que é decorado com obras do artista Benedito Calixto.

Maior cidade do litoral paulista, durante todo o ano o turismo em Santos cresce em altos índices. O principal cartão postal do município são os 7 km de praia. O Livro dos Recordes situa os jardins da orla de Santos como formadores do maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. A preservação e o cuidado com a flora do ambiente praiano santista, permeado de palmeiras e amendoeiras, são resultados de um trabalho em conjunto dos departamentos de meio-ambiente da região muitas vezes ligados à universidades ou à instituições biológicas. Em 2010, Santos contava com 419 757 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE.

O PNUD 2000 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na Lista dos municípios brasileiros por IDH, e em terceiro lugar na Lista dos municípios de São Paulo por IDH. Santos é uma das cidades mais antigas do país e de grande valor histórico por acompanhar o crescimento e a evolução do Brasil em seus primeiros anos de colônia até os dias atuais, surgindo como um município de valor cosmopolita, portuário, ecológico e cultural.

Dias atuais

Durante a década de 1990, como resultado de um processo vindo já dos década de 1980, Santos enfrentou uma crise no turismo devido à piora na balneabilidade das suas praias. A cidade passou a recuperar-se a partir do início da década de 1990, em um trabalho de reversão da imagem negativa adquirida ao longo da década de 1970.

O comércio cresceu na cidade, e surgiram casas noturnas, agências de recepção turística, hotéis e flats. Em 1991, a Bienal de Artes Plásticas de Santos, interrompida por dezoito anos, voltou a ser realizada, no intuito de recuperar a identidade cultural do município. A partir de 1993, a prefeitura passou a investir no turismo, com revitalizações paisagísticas e construções de ciclovias na cidade. Deste modo, Santos foi considerada a cidade mais visitada por turistas estrangeiros no litoral paulista.

A partir de 1999 ocorreram projetos de revitalização da área central da cidade, reconhecida como Centro Histórico. Foram oferecidos incentivos fiscais às empresas em troca de restaurações de prédios depredados, o que melhorou consideravelmente seu aspecto e trouxe empresas para a região. Programações culturais e artísticas atraíram restaurantes e clubes, como a reativação do Teatro Coliseu Santista e a implantação do Bonde Turístico.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Santos.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade de Santos

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas - Litoral São Paulo

Santo André, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Bertioga, Cubatão, Guarujá, São Vicente

Dados Principais sobre a cidade de Santos

Aniversário: 26 de Janeiro
Fundação :
1546
Gentílico:
Santista
Area:
280,300 Km²
População
433.966 hab. (2015)
IDH 0,871- elevado
Prefeitura Santos

Brasão de Santos
Brasão de Santos

Bandeira de Santos
Bandeira de Santos

Vídeo sobre a cidade de Santos
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Santos

Mapa Santos - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Santos

 

   
  Sobre o EncontraSantos
Fale com EncontraSantos
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Santos no Facebook siga o Encontra Santos no Twitter Encontra Santos no Google+


Termos EncontraSantos | Privacidade EncontraSantos